De tanto ouvirem falar que ar-condicionado faz mal, muitas mães ficam na dúvida se devem ou não instalar o aparelho no quarto dos filhos. Entretanto, esses equipamentos são ótimas soluções para os dias quentes, garantindo o bem-estar e uma boa noite de sono para os pequenos.
Para acabar de vez com a ideia de que ar-condicionado faz mal para crianças, preparamos este post para esclarecer os principais mitos sobre o assunto. Confira!
O ar-condicionado provoca alergia nas crianças
Mito. Quando o condicionador de ar é utilizado de forma correta, ele não provoca nem potencializa a ocorrência de alergias. Por isso, é importante que os aparelhos estejam sempre limpos e com a manutenção em dia.
Hoje, inclusive, estão disponíveis no mercado alguns modelos que purificam e filtram o ar — como o ar-condicionado Split — e, ainda, eliminam e não propagam a poeira, o que contribui para que o ambiente fique livre de microrganismos nocivos à saúde.
Deixa as crianças gripadas
Mais um mito sobre o ar-condicionado. É claro que você também não deve colocar o aparelho em uma temperatura excessivamente baixa. Mantendo o equipamento entre 23 e 26 graus Celsius, o ambiente fica fresco e não há riscos para a saúde do seu filho.
Talvez você não saiba, mas um ambiente com temperaturas amenas auxilia o organismo da criança a manter a temperatura do corpo agradável, evitando a perda de líquido que ocorreria com o excesso de calor.
Atrapalha os horários de estudo
Outra mentira sobre o ar-condicionado! Na verdade, esse aparelho contribui, e muito, para o desempenho nos estudos. As altas temperaturas favorecem o cansaço, tontura, sono, indisposição, falta de ar e, além disso, o corpo transpira em excesso. Todos esses sintomas citados comprometem o rendimento escolar das crianças.
Por outro lado, o conforto térmico proporcionado pelo condicionador de ar influencia no humor e na concentração dos pequenos, propiciando maior foco e atenção nos estudos e aumentando a produtividade.
É interessante lembrar de que, assim como não é indicado instalar o aparelho muito próximo da cama, também não se deve colocá-lo perto da escrivaninha, para que o ar não seja direcionado direto na criança.
É um aparelho muito barulhento
Muitas pessoas ainda acreditam que os aparelhos de ar-condicionado fazem muito barulho, o que é mais uma mentira. Atualmente, existem várias opções de produtos modernos que são muito silenciosos, como o Split.
Você perceberá que barulhos externos — como o trânsito e pessoas na rua — são muito mais perceptíveis do que os ruídos emitidos pelo condicionador de ar.
A única ressalva é que esses aparelhos retiram a umidade do ar e, com isso, pode ocorrer o ressecamento do muco protetor das vias respiratórias. Mas não se preocupe, pois esse problema é facilmente resolvido: basta colocar um umidificador, uma bacia com água ou até mesmo uma toalha de banho molhada perto da cama.
Assim, seu filho poderá desfrutar de todos os benefícios do aparelho e você verá que a expressão “ar-condicionado faz mal para crianças” é apenas um mito!
Se você gostou do nosso post, compartilhe-o nas suas redes sociais e marque os amigos que têm filhos!