Blog

Saiba como evitar o choque térmico causado pelo ar-condicionado

 
Sabe aquela sensação distinta de sair de um ambiente com ar-condicionado e sentir de uma vez o calor da rua, ou vice-versa? Ela recebe o nome de choque térmico, que ocorre quando há uma mudança repentina na temperatura do corpo.
 
Quando a pessoa muda de um ambiente frio para outro quente, a sua pressão sanguínea tende a cair, devido aos mecanismos de circulação em vasos centrais e periféricos. Por isso, as pessoas hipertensas podem sofrer uma condição mais acentuada, com sintomas de vertigem e mal estar.
 
Quando a situação é inversa, ou seja, do quente para o frio, a pressão tende a aumentar, elevando também as chances de acidentes cardiovasculares.
 
Percebeu o quanto isso é prejudicial a saúde? Então continue lendo este artigo e saiba como evitar o choque térmico causado pelo ar-condicionado:

Mantenha a temperatura do ar-condicionado próxima aos 23 °C
 
Ambientes climatizados garantem alívio e conforto, mas é preciso tomar cuidado para evitar que o uso do ar-condicionado prejudique a sua saúde.
 
Em dias quando a temperatura está muito quente ou muito fria, é muito comum você ajustar o ar-condicionado para uma temperatura que lhe deixe mais confortável. Porém, para evitar o choque térmico é importante que a ela esteja próxima aos 23 ºC.
Essa é uma temperatura que faz com que o seu organismo fique mais confortável, diminuindo o impacto na transição do frio para o quente ou ao contrário.

Evite ficar transitando entre os dois ambientes com muita frequência
 
Esse tipo de situação ocorre normalmente em empresas. A correria do dia a dia faz com que a pessoa tenha que transitar em diferentes ambientes, por isso é importante tomar muito cuidado.
 
O nosso organismo precisa de tempo para se adaptar às mudanças de temperatura. Quando isso não acontece, ocorre o que chamamos de choque térmico.
 
Por esse motivo, é de suma importância que você evite ficar transitando de um lugar para outro com diferentes temperaturas, pois assim você impedirá que a temperatura do seu corpo se estabilize.

Desligue o ar-condicionado um pouco antes de sair
 
Outra ação simples para que o seu corpo não sinta a mudança de temperatura bruscamente é desligar o ar-condicionado um pouco antes de sair do ambiente climatizado. Dessa forma, você faz com que a temperatura do seu corpo se equilibre novamente, evitando o choque térmico.
 
Esse é um costume que você pode criar tanto em casa quanto no trabalho, pois ele auxiliará no cuidado da sua saúde, de seus colegas e familiares.

Cuidado na hora de sair do banho
 
Muitas pessoas têm o costume de tomar banho e se vestir no quarto; porém, em ambientes climatizados essa prática precisa ser evitada para impedir que o choque térmico ocorra. Quando for sair do banho, seque-se bem e vista-se ainda no banheiro.
 
Variações severas na temperatura podem causar choque térmico em pessoas de qualquer idade, e o ar-condicionado é um dos principais fatores para que ele aconteça. Assim sendo, é fundamental que você siga todas as nossas dicas para cuidar da sua saúde e evitar situações que podem colocar em risco o seu bem-estar.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
RS-240, 3526, Sala 17 - Rodocenter, Centro - Portão/RS
 
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.