Blog

Os 5 principais erros da instalação de ar-condicionado

 
Antes de listar os erros que costumam envolver uma instalação de ar-condicionado, é importante destacar que somente um técnico capacitado tem condições de realizar este procedimento. Embora seja uma indicação óbvia, muita gente ainda tenta alocar o equipamento sozinho, na ânsia de economizar ou desfrutar do benefício rapidamente.

Acontece que uma pessoa comum não domina a experiência e ferramentas necessárias para a instalação correta desse tipo de aparelho. Por este motivo, sugerimos que você considere as dicas seguintes como orientações para acompanhar o trabalho do profissional contratado, a fim de garantir o sucesso da instalação.

1. Não verificar os drenos
 
Os drenos são elementos importantes do ar-condicionado e evitam que a umidade fique dentro do ambiente. Quando mal instalados, podem liberar partículas que causam infiltração em tetos e paredes próximos do aparelho. O problema pode ser evitado com uma verificação preventiva após a instalação dos mesmos. Certifique-se também de que o técnico respeitou um código mecânico durante esse procedimento.  

2. Manter o compressor obstruído

O compressor ou condensador do ar-condicionado é a peça onde ocorrem as trocas de ar e que, portanto, precisa de área suficiente para exercer sua função. Ao manter o aparelho em espaços apertados ou em contato com objetos que obstruem a passagem de ar, você corre o risco de danificá-lo rapidamente. Sabendo disso, acompanhe o técnico para ter certeza de que escolheu um local aberto para locar o ar-condicionado.
 
3. Escolher um local mal ventilado

O local onde será instalado seu ar-condicionado não deve ser feito com base em propósitos estéticos. Antes de pensar em escondê-lo da visão de outras pessoas, pense que é um equipamento que funciona muito melhor em um local fresco e bem ventilado.

Sendo assim, oriente o técnico para que não coloque o aparelho em fachadas muito quentes — leste e oeste — ou em sacadas e varandas fechadas. Livre do calor e do ar concentrado, seu equipamento durará por muitos anos.

4. Usar condutas inapropriadas

As condutas apropriadas evitam o escape do ar e otimizam o desempenho da refrigeração. Por este motivo, suas peças são fabricadas de acordo com o tamanho do aparelho e variam de um modelo para outro.

Nesse caso, a atenção deve estar na escolha da conduta para saber se o seu tamanho condiz com o ar-condicionado escolhido. Para isso, pergunte ao técnico se ele realizou um cálculo antes de instalar esses elementos.
 
5. Não testar a refrigeração

Após a instalação, solicite que o técnico faça um teste de funcionamento para garantir que o seu ar-condicionado esteja livre de problemas. Nesse momento, o profissional também deverá verificar se existe alguma fuga no líquido de refrigeração, pois é um processo que prejudica o desempenho do aparelho.

Quando a unidade sofre uma perda considerável de líquido — igual ou maior que 10% —, o consumo energético aumenta muito. Evitando os vazamentos, você previne sustos na conta de luz e contribui com o consumo consciente.
 

 
Gostou dessas dicas? Bom, se ainda tem dúvidas, entre em contato com a Rede Split Portão. Vamos até você e instalamos o ar-condicionado da forma correta como tem que ser feito, com todas as garantias de pessoal capacitado.

Mais do que economia com os serviços de manutenção, evitar estes erros é uma forma de otimizar o gasto energético em sua casa. Se já escolheu o seu modelo, ótimo. Senão, a Rede Split Portão realiza vendas de equipamentos de ar-condicionado dos mais diferentes modelos e marcas.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
RS-240, 3526, Sala 17 - Rodocenter, Centro - Portão/RS
 
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.