Quem vive em um país que possui altas temperaturas a maior parte do ano, como é o caso do Brasil, sabe a necessidade de ter um aparelho de ar-condicionado em casa. A temperatura menos escaldante torna o ambiente mais confortável e melhora a qualidade de vida, entre diversos outros benefícios.
Atualmente, existem vários modelos de ar-condicionado, mas um detalhe sempre chama a atenção. Você sabe de onde vem aquela água que sai do equipamento? A resposta está literalmente ao nosso redor: o aparelho retira a umidade do próprio ar! Ao passar pela serpentina, a umidade é condensada e se transforma em água.
Para evitar o desperdício, essa água pode (e deve!) ser aproveitada. Você sabe como fazer isso? Confira agora 3 dicas para unir sustentabilidade ao seu conforto!
Por que reaproveitar a água que sai do ar-condicionado?
Quanto mais úmida for a região que você mora e quanto mais tempo o equipamento permanecer ligado, mais água será dispensada. No final do dia, cerca de 20 litros podem ter sido retirados do ambiente e literalmente jogados fora.
Cientes de que os recursos hídricos não são infinitos e de que muitas regiões do nosso próprio país sofrem com a escassez de água, evitar o desperdício é nosso dever como cidadãos e uma atitude de consciência ambiental.
Como fazer a coleta?
A captação da água do ar-condicionado pode ser feita de várias formas. Você pode usar um recipiente simples, como um balde, ou instalar uma tubulação de acordo com a função que você pretende dar ao líquido. Por exemplo, se a ideia é reaproveitá-la no banheiro, pode-se criar um encanamento até o local.
Onde utilizar a água?
Vale destacar que essa água não é própria para consumo, uma vez que possui certas impurezas do ar. Porém, ela pode ser reaproveitada em tarefas domésticas. Para você também fazer a sua parte, enumeramos quatro maneiras simples e eficientes de destinar essa água:
- Limpar os cômodos da casa: a limpeza da residência com frequência é necessária e a utilização da água proveniente do ar-condicionado terá o mesmo efeito do que a potável. Basta acrescentar os produtos de costume, como o sabão e o desinfetante.
- Aguar as plantas do jardim: essa água também pode ser usada para regar as plantas e os jardins. Vale ressaltar que, como ela não tem todos os nutrientes necessários, um complemento pode ser necessário para fortalecê-los. Peça ajuda a um especialista.
- Passar a roupa lavada: a água que sai do ar-condicionado não possui sujeiras que possam manchar as roupas, então ela também pode ser reaproveitada nos ferros a vapor.
- Dar descarga no banheiro: o acionamento da descarga pode gastar vários litros de água potável, dependendo da tecnologia adotada na sua casa. A captação da água do aparelho condicionador é uma solução sustentável contra esse desperdício.
A dica final é promover a limpeza do ar-condicionado de acordo com a frequência indicada pelo fabricante. Adotando todas essas técnicas, você estará economizando dinheiro e poupando água, esse bem tão precioso para a nossa existência. Quanto mais técnicas sustentáveis você adotar em sua casa, melhor será para sua família e para toda a sociedade.