Blog

5 coisas que você deve fazer antes da instalação do ar-condicionado

 
Chegou finalmente a hora de você instalar seu ar-condicionado e surge a pergunta: O que eu preciso saber antes de realizar esse procedimento?
 
Você está certo de se preocupar, pois existem sim alguns cuidados que devem ser tomados para que o aparelho funcione corretamente e não apresente problemas depois de instalado. Como o ar-condicionado é um equipamento complexo e possui um funcionamento bem específico, essa atenção é essencial para que o investimento não vire uma dor de cabeça e o seu dinheiro seja jogado fora.
 
Cuidados antes da instalação
Mas fique tranquilo! Seguindo as dicas abaixo, seu ar-condicionado fica pronto para climatizar o ambiente com eficiência e trazer conforto sem problemas. Porém, antes de mais nada, se você não comprou seu aparelho ainda, é preciso saber como escolher o ar-condicionado ideal.
As orientações a seguir envolvem desde a preparação da sua casa, com a infraestrutura necessária para a correta instalação, até detalhes que você mesmo deve observar e colocar em prática. Tome nota destas dicas:
 
1. Conheça estrutura da casa e do aparelho
O primeiro passo é entender a lógica da estrutura do ar-condicionado e como adaptar isso ao seu espaço. Considerando que a grande maioria das instalações são de modelos de ar-condicionado Split, é importante lembrar que nesses casos uma parte fica do lado de dentro (a unidade interna, evaporadora) e a outra fica do lado de fora (a unidade externa, condensadora).

Essas duas partes são ligadas pelas tubulações que utilizam:
Tubos em cobre ou alumínio (conhecida como “tubulação frigorífica”), com bitolas e diâmetros adequados à potência do ar-condicionado escolhido;
 
Tubulação com fiação elétrica, composta por cabos dimensionados conforme a potência e um disjuntor exclusivo para cada aparelho instalado;
 
Tubos de PVC para drenar a água, que são conectados à rede pluvial.
Para quem está construindo uma residência, o benefício é que é possível planejar que toda essa tubulação, cabos e fios passem por dentro da parede. Caso contrário, você deve analisar bem onde serão colocadas ambas as unidades, pois terá que ser feita uma abertura na parede para passar toda essa tubulação.
 
E quanto maior a distância entre uma unidade e outra, maior será o gasto com a mão de obra e materiais, que serão levados pelo técnico para instalar o aparelho.
 
2. Escolha o melhor lugar para instalar o ar
Entendido como funciona a coisa toda, o próximo passo então é definir qual o local mais adequado para receber as unidades. Para isso, preste atenção nesses itens:
 
Unidade interna – evaporadora
A estrutura do local deve suportar o peso da evaporadora, como por exemplo, o reboco da parede. Ela também deve estar preparada para lidar com as vibrações do aparelho enquanto ele estiver ligado;
 
O local precisa possibilitar a instalação das tubulações do dreno, do fluído refrigerante e da fiação elétrica. Assim como precisa que seja fácil retirar os filtros para realizar a limpeza do ar-condicionado;
 
Nesse lugar não pode ter nenhum tipo de obstáculo que atrapalhe a entrada ou a saída de ar do aparelho. Portanto, deve facilitar o fluxo de ar para alcançar todo o ambiente a ser climatizado;
 
Pense no funcionamento do seu controle remoto, ele não pode ser comprometido, então escolha um local com uma distância mínima de 1 metro de aparelhos eletrônicos e lâmpadas fluorescentes, impedindo interferências eletromagnéticas.
 
 
Unidade externa – condensadora
Acima de tudo: evite ambientes fechados, como lavanderias, banheiros e varandas. Nessa hora é preciso um lugar seco e aberto, com ventilação adequada para o correto funcionamento do aparelho. Caso haver exposição direta ao sol ou ventos fortes, o ideal é proteger a unidade com um toldo ou alguma outra proteção;
 
Assim como acontece com a evaporadora, a estrutura deve suportar o peso e as vibrações do aparelho. Considere também se no local a ser instalado o ruído do aparelho não irá atrapalhar os vizinhos;
 
Enfatizando: priorize um local que não exceda a distância entre as tubulações que ligam uma unidade à outra. Lembre-se também que deve haver espaço para não dificultar a manutenção;
 
Não esqueça de verificar os lugares para a drenagem da água, como falamos antes, levando em consideração os pontos pluviais.
 
3. Fique de olho na parte elétrica
O fato de o Brasil contar com duas tensões elétricas, 110v e 220v, provoca uma série de conflitos e dúvidas sobre os aparelhos e a rede elétrica. Mas saiba em primeiro lugar que o ar-condicionado a ser instalado deve ter a mesma tensão que o local que irá recebê-lo na sua casa, ou seja, a tensão deve ser compactuada.
 
Lembrando que a maior parte dos aparelhos de ar condicionado opera em 220v. Caso as tensões sejam diferentes e sua casa seja 110v, você pode pedir para o técnico ou um eletricista montar uma tomada elétrica ou então solicitar uma alteração à distribuidora de energia da sua região.
 
Ar-condicionado 110v existe?
 
ATENÇÃO! Conforme já comentamos, cada ar-condicionado exige um disjuntor específico com fiação exclusiva para ele. Se não houver esse circuito exclusivo e a ligação ser improvisada ou haja uma gambiarra, a rede elétrica pode ficar sobrecarregada e colocar sua casa em risco. Sem falar que isso compromete também a vida útil do aparelho.
 
4. Chame um Técnico capacitado para realizar a instalação
Considerando o processo de instalação e as informações que compartilhamos acima, após ter comprado seu ar e ter verificado cada item e tomado os devidos cuidados, um dos passos mais importantes é garantir uma boa instalação com um profissional qualificado. De nada adianta comprar o melhor aparelho, organizar toda a estrutura para receber o ar-condicionado e contratar um “pendurador de ar”, como são conhecidos os instaladores que circulam pelo setor por um breve período e após isso não conseguem mais clientes pela falta de competência. Essas pessoas geralmente cobram valores abaixo da média do mercado e inicialmente conseguem muitos clientes graças ao preço baixo, mas acabam trazendo dor de cabeça a você depois por cometer erros na instalação e manutenção que exigem mais gastos do consumidor, é o famoso “o barato sai caro”.
 
5. Entenda que a Manutenção também é importante
Depois de você começar a utilizar o ar-condicionado regularmente, uma coisa indispensável que não pode deixar de ser feita é a manutenção do equipamento periodicamente. Em períodos de uso frequente, os filtros devem ser limpos pelo menos uma vez ao mês. Já a manutenção preventiva realizada pelo técnico precisa ser feita uma vez por ano, pelo menos. Muitas pessoas podem não dar bola para isso inicialmente, mas é com esse cuidado em prática que a vida útil do aparelho é aumentada.
 
Caso contrário, não só o ar-condicionado passa por alguns riscos, como sua saúde também ao ficar vulnerável a fungos e bactérias que podem causar tosses e alergias. Portanto, tenha bom senso com o aparelho e com você mesmo!
 
Agora que você tem consciência de tudo que precisa saber antes de instalar o ar-condicionado, coloque essas ideias em prática para desfrutar o aparelho com qualidade, economia e tranquilidade.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
RS-240, 3526, Sala 17 - Rodocenter, Centro - Portão/RS
 
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.