Chegou de vez o inverno, e com o frio, principalmente na região Sul, vem aquela vontade de colocar o ar-condicionado no modo quente e você se pergunta: “Qual a temperatura ideal?” Muita gente coloca o modo aquecimento em 32ºC, mas você sabia que esse não é o meio mais indicado para usar o seu aparelho climatizador? Nesse post nós vamos analisar por que não colocar a temperatura no mínimo nem no máximo, e qual a configuração ideal para colocar o seu equipamento no inverno.
Temperatura extrema = Gasto de energia!
Quando está calor, as pessoas costumam pensar que o melhor é já chegar e ligar o ar-condicionado no mínimo, ali pelos 17ºC, porque vai “gelar” mais rápido. Isso não é bem verdade, e tem um alto custo.
Se a temperatura ambiente estiver beirando os 30ºC, por exemplo, o motor vai ter que trabalhar muito para superar os 13ºC de diferença e manter essa temperatura – todo esse esforço é medido em consumo de energia e rombos no orçamento doméstico ou empresarial.
No inverno não é diferente, as pessoas chegam da rua, onde está muito frio, e ligam os aparelhos na temperatura mais alta. A lógica é a mesma, o ar-condicionado vai trabalhar com muito mais esforço para chegar lá e manter a climatização. Além disso, esses extremos acabam com a umidade do ar dos ambientes fechados onde costumam ficar os condicionadores de ar – o que faz muito mal pra quem tem as típicas alergias do inverno.
E a temperatura ideal é…
Logo, existe uma temperatura ideal nas estações para configurar no seu ar-condicionado. A Anvisa, aliás, indica que a melhor medida, esteja frio ou quente, é de 23ºC, a mais confortável para o corpo. Mas a indicação não descarta pequenas variações nessa faixa. Portanto, no inverno, os técnicos indicam que o aparelho seja configurado ali pelos 22ºC, e que as pessoas usem uma casaquinho até o calor estabilizar. No verão é a mesma coisa, mas se indica em torno de 25ºC, pois quanto menor a diferença entre a temperatura natural e a temperatura climatizada, menos o ar-condicionado trabalha e menos ele consome energia. E a faixa 22ºC – 25ºC está na média indicada pela Anvisa que garante conforto tanto em casa quanto no ambiente de trabalho.
Alguns cuidados importantes
Essa faixa de temperatura tem outro benefício: mantém a umidade do ar, preservando a saúde de todo mundo. Aliás, é importante que a ventilação do aparelho não fique incidindo diretamente em cima de ninguém, porque o ar quente do aparelho causa ressecamento das mucosas e isso contribui para agravar alergias.
Um último cuidado, que deve ser mantido em qualquer estação, é a limpeza e a manutenção do equipamento. No inverno, particularmente, existe muito mais umidade nos ambientes fechados, e isso facilita a proliferação de fungos e bactérias nos filtros do ar-condicionado, que fazem mal à saúde de quem respira dentro dos cômodos climatizados por esses aparelhos.