Blog

Ar-condicionado no quarto dos bebês: o que eu preciso saber?

 
O ar-condicionado há muito deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade em um país que registra temperaturas altas durante todo o ano. Os aparelhos mais modernos, compactos e silenciosos invadiram casas, escritórios, escolas e atualmente até mesmo hospitais contam com essa inovação em suas salas de consulta e UTIs.
 
Na maternidade, por exemplo, é comum que o quarto que a mamãe divide com seu recém-nascido esteja equipado com um ar-condicionado para manter a temperatura estável e o ar purificado.
 
Mesmo assim, algumas pessoas ainda têm receio de instalar ar-condicionado no quarto dos bebês. Por isso, hoje vamos esclarecer o mito de que o aparelho faz mal para os pequenos e entender como ele pode ser usado sem prejudicar a saúde dos moradores da casa.

Afinal, posso colocar ar-condicionado no quarto dos bebês?
 
A não ser em casos específicos indicados pelo pediatra, o uso do ar-condicionado no quarto de bebês e crianças é absolutamente permitido.
 
Em comparação com o ventilador, o aparelho sai na frente com vantagem: enquanto que o primeiro espalha a poeira sem resfriar adequadamente o ambiente, o ar-condicionado traz mais conforto nos dias mais quentes e ajuda a manter o corpo da criança em uma temperatura estável, prevenindo doenças e desconforto na hora de dormir ou brincar.

Qual é a temperatura ideal do ar-condicionado?
 
Não existe uma medida ideal para regular a temperatura do ar-condicionado, visto que isso depende da estação do ano e do clima de cada região. O recomendado é que a temperatura varie entre 22 e 27 graus, o suficiente para oferecer conforto térmico.

Quais as vantagens de utilizar ar-condicionado no quarto dos bebês?
 
Além de espantar o calor e refrescar o ambiente, o ar-condicionado pode prevenir alergias e infecções respiratórias: os aparelhos modernos usam tecnologias avançadas para filtrar partículas presentes no ar, como fungos e bactérias.
 
Porém, é preciso limpar o filtro do equipamento regularmente, de acordo com as instruções do fabricante.

O que significa “tecnologia wind free”?
 
Um grande diferencial de alguns aparelhos de ar-condicionado no mercado é a tecnologia wind free (“sem vento”). Nesses equipamentos, o sistema de refrigeração economiza energia e resfria sem apresentar fluxo de ar direto.
 
Ele funciona em duas etapas: num primeiro momento, a temperatura é controlada por meio do resfriamento rápido, e em seguida o aparelho entra no modo wind free, mantendo o ambiente fresco sem criar corrente de ar.

Que cuidados os pais devem tomar com o ar-condicionado no quarto dos bebês?
 
Além de realizar manutenções de rotina e limpezas frequentes no aparelho, os pais devem tomar alguns cuidados ao instalar ar-condicionado no quarto de recém-nascidos, bebês e crianças pequenas:
 
  • o equipamento não deve permanecer ligado durante toda a noite;
  • durante o uso, o bebê deve usar roupas leves, mas que protejam da temperatura mais baixa;
  • o aparelho deve ser instalado na parede contrária ao berço;
  • sempre que possível, o uso do aparelho deve ser combinado ao uso do umidificador;
  • na hora de trocar o bebê ou dar banho, o equipamento deve ser desligado;
  • pelo menos uma vez por dia, o ar-condicionado deve ser desligado e as porta e janelas devem ser abertas para permitir a renovação do ar.
 
Ao contrário do que muitos pais e mães pensam, os bebês estão muito mais sujeitos a desconforto e doenças por conta do calor do que pelo resfriamento do ar-condicionado. É por isso que muitos pediatras indicam o uso do aparelho desde os primeiros meses de vida do bebê, sempre tomando os devidos cuidados.
 
Dessa forma, a família inteira desfruta de uma casa fresca e confortável, e as crianças se tornam fãs do ar-condicionado desde pequenas!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
RS-240, 3526, Sala 17 - Rodocenter, Centro - Portão/RS
 
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.