Blog

Projeto de climatização: entenda como fazê-lo de maneira correta

 
Atualmente é muito comum a utilização de sistemas de ar-condicionado, aquecimento, ventilação e desumidificação em diversos ambientes para manter uma temperatura agradável. Para isso, é fundamental que haja um projeto de climatização realizado corretamente.
 
Nesse processo, é importante que se respeitem alguns pontos, como a instalação, as dimensões e os revestimentos do ambiente, além da potência do aparelho, que pode causar danos se for insuficiente.
 
Assim, um procedimento que oferece muitos benefícios pode causar muitas dores de cabeça quando não realizado de maneira responsável. Para lhe ajudar com essas questões, preparamos este artigo especialmente para você.

Orientação sobre o ambiente
 
Informe-se sobre a área a ser climatizada, levantando questões como: quantas pessoas circulam pelo ambiente ao longo do dia? A porta do lugar fica aberta ou fechada? Há muitos aparelhos eletrônicos e luminárias? O ambiente recebe muita incidência solar durante os horários mais quentes? Quais os materiais que compõem o espaço (vidros, madeiras etc.)?
 
Esses dados são importantes para que se tenha uma ideia melhor quanto ao equipamento mais adequado, que ofereça o melhor desempenho dentro das particularidades do local. Assim, é possível obter conforto e aproveitamento adequado da eficiência energética.

Dimensionamento adequado
 
Para que escolher o equipamento certo, é preciso obter as dimensões do ambiente. Apenas dessa forma é possível aderir ao aparelho com a melhor potência para climatizar o ambiente de forma eficiente e rápida.
 
Afinal, não adianta nada ter um aparelho que funcione de forma mediana, que apenas propicie conforto térmico no final do dia, quando o sol está mais fraco. Assim, faça um investimento certeiro. Para isso, leve em consideração o tamanho da área em conjunto com as outras orientações técnicas sobre o local.

Revestimentos
 
Tenha em mente que alguns materiais de revestimento e acabamentos proporcionam mais calor. Por exemplo, em uma loja comercial com muitas vitrines de vidro, pode-se formar uma estufa, pois o vidro permite a passagem de luz e retém o calor solar.
 
Nessa situação, pode ser que o mais adequado seja a instalação de mais de um aparelho de ar-condicionado no ambiente. Por isso, saiba que os revestimentos são grandes influenciadores na hora da decisão sobre quais aparelhos, quantos e qual é a potência ideal para manter a temperatura desejada.

Assistência especializada da MS Climatização
 
Um projeto de climatização mal feito pode causar muitos prejuízos financeiros e ao ambiente. Para evitar essas situações, preze pela assistência especializada da MS Climatização, que oferece um trabalho responsável. Identificamos os problemas e sabemos como resolvê-los.
 
Analisamos as demandas de cada ambiente de acordo com as atividades executadas no interior para solucionar, por exemplo, problemas de absorção térmica dos revestimentos, por meio de brises, telhas térmicas, tintas com fatores de refletância altos, entre outros, além de controlar o ganho térmico com o uso correto da ventilação natural do local.
 
Percebeu como é possível realizar um projeto de climatização adequado? Algumas questões técnicas precisam ser bem realizadas para que tudo esteja certo. Por isso, lembre-se de contar com a MS Climatização para tornar esse processo ainda mais satisfatório. Fale Conosco hoje mesmo!

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
RS-240, 3526, Sala 17 - Rodocenter, Centro - Portão/RS
 
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.