O ar-condicionado é uma das invenções que as pessoas mais adoram e isso não é à toa — graças ao seu poder de resfriamento, aquele dia quente fica muito mais agradável.
Com o avanço da modernidade, estamos ficando cada vez mais dentro de ambientes fechados — seja no escritório, seja em casa — e precisamos ficar confortáveis para produzir ou descansar.
No entanto, em alguns momentos, temos a sensação de que o aparelho de refrigeração não está funcionando de acordo com o seu propósito. É interessante ressaltar que a sensação térmica varia de pessoa para pessoa, mas o dispositivo pode apresentar alguns problemas.
“Meu ar-condicionado não está gelando, o que pode ser?“. Se você já se perguntou alguma vez qual a causa, não poderá deixar de ler este artigo sobre os principais motivos e como resolvê-los. Boa leitura!
Sujeira nos filtros de ar
Os filtros de ar têm a função (como o nome já diz) de filtrar e evitar que partículas de sujeira entrem no sistema do ar-condicionado e, com o tempo, gerem um acúmulo.
A falta de limpeza ou de manutenção dessas peças prejudicará a circulação de ar dentro do aparelho e, consequentemente, fará com que o ar-condicionado não resfrie o ambiente.
Geralmente, é indicado que se faça a limpeza dos filtros das unidades internas, pelo menos, uma vez ao mês. Se você não tiver o conhecimento necessário para realizar a faxina, é recomendável que um profissional capacitado faça o trabalho.
Em algumas ocasiões, será necessário realizar a desmontagem total do ar-condicionado, pois, mesmo limpando os filtros, ficará sujeira nas serpentinas do equipamento — são as mangueiras que estão no aparelho. Esse amontoado de sujeira pode impedir a circulação de ar e, com isso, surgirão pingos em excesso ou o congelamento do ar-condicionado.
A época em que é indicado realizar a manutenção e a limpeza total do seu aparelho é o inverno, pois a utilização é baixa e o custo para esse tipo de serviço também.
Vazamento de gás
O ar-condicionado funciona da seguinte maneira: alternando a pressão e a temperatura de fluidos refrigerantes dentro de um sistema de tubos de cobre.
O vazamento de gás é uma das principais causas que fazem com que o seu aparelho não resfrie o ambiente.
O funcionamento do ar-condicionado e a variação de temperatura farão com que haja a dilatação e retração das porcas que fecham e fixam as mangueiras. Com isso, acontecerá o afrouxamento e, consequentemente, pequenos vazamentos, que aumentarão ao longo do tempo.
Para resolver esse problema, será necessário contratar uma empresa ou profissional capacitado para investigar e corrigir esses pequenos vazamentos.
Leia mais:
|
Refrigeração incorreta para o ambiente
Como falamos no começo do texto: cada vez mais, estamos ficando dentro de ambientes fechados e, com o avanço e a aceleração do tempo, estamos ficando mais ansiosos.
Essa ansiedade faz com que muitas pessoas comprem um ar-condicionado para sua empresa ou casa sem saber se realmente o aparelho é capaz de resfriar o ambiente.
Muitos aspectos podem influenciar no tamanho e na capacidade que o ar-condicionado terá para ser ideal para o seu ambiente. Confira quais são:
- Tamanho em metros do ambiente;
- Temperatura média da sua região;
- Número de pessoas que estarão no local;
- Quantidade de eletrônicos no ambiente.
Geralmente, esses são alguns aspectos que influenciam na escolha do seu ar-condicionado.
É possível calcular quantos BTUs — medida de potência — são necessários para o ar-condicionado ideal para o seu ambiente. No entanto, buscar por profissionais qualificados pode significar economia de tempo e dinheiro.
Muitas das vezes, alguns detalhes podem influenciar no funcionamento correto do seu condicionador de ar, portanto, fique atento a essas particularidades e, quando chegar o verão, aquela pergunta comum — “por que o meu ar-condicionado não está gelando?” — não surgirá mais.