Não há dúvidas de que a temperatura influencia muitas coisas no nosso dia a dia. Nosso humor, aquela boa noite de sono e até mesmo a nossa roupa são afetados pela variação do clima. Mas, além de tudo isso, você já pensou em como ela interfere na conservação dos alimentos e de muitos outros itens?
Muitas vezes, deixamos de armazenar alimentos em temperaturas mais baixas por desconhecermos a importância disso na conservação. Produtos de higiene e beleza, como maquiagens e cosméticos, podem ter sua eficácia reduzida se não forem armazenados na temperatura correta.
Não sabia disso? A gente esclarece essa e outras dúvidas no post de hoje. Confira!
Qual a importância da climatização na conservação dos alimentos?
O principal motivo para manter alguns alimentos em temperaturas mais baixas é o aumento da sua conservação. Alguns deles, diante de climas mais quentes ou até mesmo em temperatura ambiente, acabam se deteriorando e favorecendo a proliferação de bactérias.
Ao colocá-los em temperaturas mais baixas, ocorre o bloqueio parcial ou total dos agentes responsáveis pela alteração dos alimentos. Por isso é tão importante contar com a climatização na hora de armazenar.
Sendo assim, observe o que tem estragado com mais frequência em sua casa e cogite a possibilidade de usufruir da climatização.
Como a temperatura afeta os itens de higiene e beleza?
Perfume, base, delineador, batom, protetor solar, pomadas, esmalte e vários outros itens que costumam compor a penteadeira ou a estante do banheiro podem ter uma vida útil muito maior se forem armazenados em temperaturas mais baixas.
O motivo? As altas temperaturas e a umidade do banheiro afetam a usabilidade do produto, diminuindo sua vida útil e aumentando as chances de oxidação (dos perfumes, por exemplo), além da perda de eficácia (no caso do protetor solar).
A melhor forma de evitar esse problema é ter cuidado com o armazenamento, sempre deixando cosméticos, perfumes e maquiagens em locais com temperaturas entre 15ºC e 21ºC. Sendo assim, por que não na geladeira? Essa é uma ótima alternativa para manter os produtos sempre com qualidade e eficiência.
Como alguns produtos reagem ao calor
Perfume: o cheiro se modifica, pois as substâncias que o compõem se alteram na presença de luz solar e calor;
Protetor solar: o fator de proteção diminui, não protegendo tanto a sua pele na próxima aplicação;
Batom: perde o tom original e derrete, o que faz com que acabe mais rápido;
Esmalte: além de engrossar, o calor e a luz podem também afetar a cor original.
Protetor solar: o fator de proteção diminui, não protegendo tanto a sua pele na próxima aplicação;
Batom: perde o tom original e derrete, o que faz com que acabe mais rápido;
Esmalte: além de engrossar, o calor e a luz podem também afetar a cor original.
Não é raro pegar um alimento ou produto e ver que ele não está mais em boas condições de consumo. Na maioria das vezes, esse fato passa despercebido e ninguém questiona o motivo, seja da deterioração ou da perda da eficácia. Agora, você sabe não apenas o motivo, mas uma forma de evitá-lo!
O que achou da relação entre temperatura e conservação dos alimentos e produtos? Ficou surpreso ou já sabia?