Blog

9 cuidados com o ar-condicionado que melhoram a vida da sua equipe no escritório

 
A climatização é fundamental no ambiente de trabalho, pois contribui com o aumento da produtividade da equipe — que trabalha com mais estímulo, devido à sensação de bem-estar. Um ambiente quente ou abafado gera desânimo e indisposição, aumentando as possibilidades de erro e lentidão na entrega dos resultados.
 
Pensando nisso, listamos 9 cuidados com o ar-condicionado que melhoram a vida dos profissionais no desempenho de suas atividades. Continue a leitura e confira!

1. Limpe os filtros e troque-os quando necessário
 
No ar-condicionado, a função do filtro é reter as partículas que ficam circulando no ambiente. No modelo splits, os filtros estão situados na unidade evaporadora, que, por sua vez, fica dentro do ar-condicionado.
 
São esses filtros que retêm a poeira (composta por partículas grosseiras) que está presente no ambiente. A limpeza desses componentes é uma importante etapa da manutenção, fundamental para que a poeira não retorne ao ambiente de trabalho por meio da recirculação do ar.
 
Para limpá-los, abra a unidade evaporadora e passe um pano úmido, ou lave o filtro para retirar a poeira. Essa operação deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês. Quando necessário, troque os filtros, substituindo-os por novos.

2. Higienize o aparelho
 
É preciso higienizar o aparelho da mesma forma com que fazemos a higiene de nosso corpo, evitando que as bactérias venham a causar danos ao sistema. A higienização também faz parte de sua manutenção.
 
Recomenda-se que, a cada 2 ou 3 meses, uma empresa especializada em manutenção de equipamentos de ar faça o procedimento. O técnico deve ter todos os cuidados ao efetuar a operação, para não prejudicar sua própria saúde ao aplicar o produto específico.
 
É preciso usar máscara (para proteger as vias respiratórias) e luvas (para garantir a proteção das mãos). O produto é aplicado com a finalidade de combater as bactérias presentes no aparelho.
 
Quando muita sujeira é acumulada — e se junta à umidade do interior do equipamento —, a proliferação de bactérias, fungos, mofo e outros agentes nocivos é facilitada. Portanto, esse serviço precisa ser feito a cada 2 ou 3 meses.

3. Verifique o gás refrigerante
 
O gás refrigerante é um dos mais importantes elementos para refrigerar o ambiente. Sua função é retirar calor da unidade evaporadora (ambiente interno) e enviá-lo para a unidade condensadora (ambiente externo).
 
Durante os procedimentos de manutenção, a pessoa precisa verificar se ainda existe gás refrigerante em quantidade suficiente. Se não houver, algumas possíveis consequências são o superaquecimento do compressor ou problemas no funcionamento do sistema de condicionamento de ar.
Caso, durante a verificação, for percebido que a carga de gás refrigerante não é satisfatória, o ideal é aplicar uma nova carga do fluido. Muitas vezes, o equipamento não apresenta nenhum distúrbio aparente, mas a temperatura do ambiente não é reduzida — sinal de que o ar-condicionado precisa de nova carga de gás refrigerante.

4. Limpe a unidade condensadora
 
Com o decorrer do tempo, a unidade condensadora começa a apresentar problemas ocasionados por motivos diversos, como poeira urbana acumulada, ninhos de aves, acúmulo de folhas de árvores, entre outros.
 
A manutenção da unidade condensadora precisa ser realizada de 6 em 6 meses, retirando a unidade do equipamento e executando a limpeza com o maior cuidado possível, a fim de evitar danos ao ventilador, ao compressor, às aletas e aos demais componentes. Na oficina especializada, essa limpeza pode ser feita com mais segurança e eficiência.

5. Limpe a unidade evaporadora
 
A unidade evaporadora, como já dissemos, localiza-se internamente ao ar-condicionado — e é nela que fica o filtro externo. Ela também é chamada de serpentina. Para a correta manutenção desse item, é preciso analisar:
 
  • se o filtro está limpo;
  • se o ventilador está funcionando bem;
  • sse a parte externa se mantém limpa;
  • se as aletas de circulação e do trocador de calor apresentam bom funcionamento.
 
Uma das maneiras de limpar as aletas, que são as responsáveis pela direção do vento (como as pás de um moinho), é usando um jato de água de baixa pressão ou de ar comprimido, no sentido contrário das peças. Respondendo essas questões, será possível efetuar uma eficiente manutenção preventiva da unidade evaporadora.

6. Mantenha o dreno desentupido
 
Outra parte importante da manutenção do aparelho é verificar se o dreno está desentupido. Trata-se do dispositivo responsável por extrair a água da unidade evaporadora.
 
Ele pode entupir enquanto o ar-condicionado estiver funcionando, acumulando água na bandeja do equipamento. Na verdade, se a bandeja da unidade evaporadora aparece cheia de água, esse pode ser um sinal de que o dreno está entupido.

7. Verifique se o ar-condicionado está ligado corretamente
 
O equipamento precisa estar corretamente ligado à rede principal. Isso significa que todos os dispositivos de manobra que protegem o circuito (sejam automáticos, sejam manuais) precisam ficar ligados sem nenhuma obstrução, como chaves abertas ou fusíveis queimados.
 
O termóstato e a chave reguladora também devem estar regulados e posicionados corretamente.

8. Avalie as conexões do equipamento
 
Avaliando as conexões do ar-condicionado, é possível evitar vazamentos, ruídos e vibrações. Portanto, esse é um procedimento importante na hora de fazer a manutenção do aparelho.
 
É preciso observar se os flanges, as conexões e outras fixações estão bem apertados. Isso porque é por meio delas que acontecem o escoamento da água e a troca de temperaturas.

9. Mantenha o ar-condicionado sempre em temperatura equilibrada
 
A função do ar-condicionado é manter uma temperatura refrigerada (ou seja: mais agradável) no ambiente de trabalho. Mas tome cuidado para não manter uma temperatura congelante!
 
O frio excessivo pode causar desconforto e até problemas de saúde sérios, como sinusites, gripes e amigdalites. Ele deixa o ar mais seco, o que facilita o ressecamento das mucosas e pode agravar casos de alergia. O corpo humano tende a gastar mais energia com a temperatura interna, sugando mais energia das células de defesa e reduzindo a imunidade.
 
A baixa temperatura também leva ao movimento involuntário de partes do corpo, na tentativa de tentar aquecê-lo (como os tremores) e, também, gera a perda dos movimentos voluntários, dificultando a realização de certas atividades, como a digitação.
 
Enfim, nenhum profissional se sentirá bem em um ambiente de trabalho batendo os dentes e se encolhendo todo por causa do frio.
 
Para que todos esses passos sejam seguidos, o melhor de tudo isso é contar com a MS Climatização, pois contamos com profissionais qualificados que estão aptos para resolver qualquer problema do seu equipamento de ar-condiconado. Entre em contato e agende um horário conosco.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
RS-240, 3526, Sala 17 - Rodocenter, Centro - Portão/RS
 
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.