Blog

Em qual local da minha casa devo instalar o ar condicionado?

 
Para acabar de vez com esse impasse, reunimos aqui as principais dicas para você saber como escolher o local da instalação. Confira as instruções e aproveite todo o potencial do seu novo ar-condicionado!

Escolha o cômodo com atenção

Quem adquiriu apenas um aparelho de ar-condicionado deve instalá-lo no ambiente mais frequentado da residência. De nada adianta colocar o equipamento na sala de estar se a família passa a maior parte do tempo fora de casa.

Nesse tipo de situação, o melhor cômodo passa a ser o quarto, onde os moradores poderão ter noites de sono mais agradáveis, com total conforto térmico.

Tome cuidado com a estrutura do imóvel

O aparelho de ar-condicionado não deve ser acoplado em uma superfície repleta de instalações elétricas ou tubos de água e esgoto. Tendo esse cuidado, o dono da casa evita os acidentes causados por possíveis vazamentos e também não compromete a estrutura do imóvel.

Fuja dos obstáculos da boa refrigeração

Alguns elementos presentes na decoração, como cortinas, persianas e móveis robustos (guarda-roupas e painéis, por exemplo), podem impedir a circulação do ar e, consequentemente, retardar a refrigeração total do ambiente. Por isso, prefira instalar o ar-condicionado em superfícies livres desses obstáculos.

Evite as paredes que pegam muito sol

Quando instalado em paredes que recebem forte incidência dos raios de sol, o ar-condicionado pode ter o seu rendimento prejudicado, já que o aquecimento da superfície aumenta a temperatura do ambiente e faz com que o aparelho trabalhe ainda mais para garantir a refrigeração.

Decida a melhor posição para instalar o ar-condicionado

Depois de escolher o cômodo e a superfície adequada, é hora de decidir como posicionar o aparelho. Para tanto, é preciso levar em consideração algumas regras:
 
 
  • Por questões de saúde, o aparelho não pode ser instalado de forma que ao ar atinja diretamente as pessoas. No quarto ou na sala, coloque-o acima do lugar onde os moradores dormem ou sentam;
  • Na parede, prefira encaixá-lo na maior altura possível, respeitando uma distância de 15 cm do teto para facilitar a limpeza. Nessa posição, o ar frio será liberado de maneira uniforme;
  • Se possível, centralize o ar-condicionado na parede para otimizar a refrigeração do espaço.

Dê atenção à estrutura externa

Os aparelhos que contam com unidades externas, como os do modelo split, precisam ser instalados em paredes bem niveladas e livres umidade.

Quem mora em prédios deve redobrar a atenção, já que o barulho emitido pelo ar-condicionado pode desrespeitar as regras da boa convivência. Por isso, antes de instalar o aparelho, confira o regimento do seu condomínio.

Com essas instruções, esperamos que você consiga escolher o local apropriado para instalar o ar-condicionado. E lembre-se de contar com a ajuda de profissionais especializados para realizar a correta instalação.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
RS-240, 3526, Sala 17 - Rodocenter, Centro - Portão/RS
 
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.