Blog

Quais os cuidados com ar-condicionado que devo ficar atento?

 
O Brasil é um país naturalmente quente, sendo muito comum o uso de equipamentos de ar-condicionado em casas e em estabelecimentos comerciais. Devido ao uso constante, muitos associam a exposição a esses aparelhos a problemas respiratórios.

No entanto, quando se trata dos efeitos do ar-condicionado em nossa saúde, o problema pode estar relacionado a questões de manutenção, muito mais simples de serem resolvidas. No post de hoje, vamos mostrar quais são os cuidados com ar-condicionado que se deve ter para prevenir problemas respiratórios e garantir mais saúde para você, sua família e seus clientes. Acompanhe!

Causas mais comuns de problemas respiratórios relacionados aos cuidados com ar-condicionado

Os filtros sujos, tubulações e aberturas por limpar, além de uma má manutenção em geral, podem fazer com que seu sistema de ar-condicionado libere mofo e outros contaminantes no ar que você respira.

Estudos indicam que filtros sujos permitem que pólen, pesticidas e outros poluentes do ar entrem e se acumulem no ambiente. Tais substâncias podem afetar negativamente a saúde de todos que frequentam o local.

Potenciais problemas para a saúde

Enquanto a mera exposição ao ar-condicionado não está diretamente relacionada a doenças, o contato constante com um ar contaminado por impurezas pode contribuir para o surgimento de determinados problemas de saúde. Entre eles estão:

Poluição do ar interno

Se o ar interno é mal distribuído ou contém alérgenos, você pode começar a sofrer de problemas nasais, coceira nos olhos, dores de cabeça, tonturas ou dificuldade respiratória.

Resfriados e outras doenças respiratórias

Quando os filtros não são trocados e a limpeza não é feita de forma adequada, o equipamento poderá deixar o ar mais seco e com qualidade reduzida. Isso pode fazer com que suas membranas mucosas sequem, deixando-o vulnerável a infecções respiratórias, fadiga e outras doenças.

Piora alergias e irritações

Se você sofre de alergias, estar em um ambiente fechado com um ar-condicionado em más condições de limpeza poderá piorar ainda mais os sintomas. Dessa forma, a melhor forma de prevenir todos esses problemas é manter em dia os cuidados com ar-condicionado.

Utilização segura do sistema de ar-condicionado

As causas da poluição do ar interior e de outros desconfortos mencionados são, geralmente, um sistema e filtros sujos, usados sem manutenção por longos períodos. Acompanhe agora algumas dicas para você cuidar adequadamente de seu ar-condicionado e evitar doenças:
 
 
  • Limpe e/ou substitua os filtros de ar da sua unidade de acordo com a recomendação do fabricante;
  • Agende verificações anuais, realizadas por um técnico especializado da Rede Split Portão. Entre em contato conosco agora;
  • Certifique-se de o ambiente tenha ventilação adequada para ajudar a trazer ar fresco para dentro e reduzir os contaminantes. Desligar o sistema e abrir as janelas, ocasionalmente, pode ajudar a fazer circular o ar;
  • Desligue o sistema quando ninguém estiver no local. Isso diminui a circulação de partículas potencialmente prejudiciais no ar, além de economizar energia.

Seguir alguns cuidados com ar-condicionado vai garantir um melhor aproveitamento do equipamento e também a saúde de todas as pessoas que frequentam o local. Realizar a manutenção periódica é a principal medida para evitar problemas respiratórios, mesmo com uma alta exposição ao aparelho.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

FICAREMOS ORGULHOSOS EM PODER ATENDÊ-LO
 
 
 
 

VISITE NOSSA LOJA

CONFIRA DE PERTO O QUE PODEMOS OFERECER
 
RS-240, 3526, Sala 17 - Rodocenter, Centro - Portão/RS
 
 
 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.