Basta que as temperaturas comecem a aumentar para que aumente também a procura por aparelhos de ar condicionado. E isso tem acontecido ainda mais frequentemente no Brasil, porque esses equipamentos, além de estarem cada vez mais acessíveis também estão bem mais fáceis de serem instalados.
Pensando justamente no aumento dessa demanda, preparamos uma lista com 3 dicas para te ajudar a escolher o ar condicionado que mais se encaixa nas suas necessidades (e no seu bolso).
Fique atento à potência do ar-condicionado
Talvez esse seja o ponto mais importante a ser considerado no momento de escolher um ar condicionado: A potência. E, para isso, vale uma breve explicação. A potência do aparelho de ar condicionado é medida em BTU, que significa British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica, sendo que um BTU corresponde a quantidade de frio que é necessária para baixar em 0,56ºC uma porção de 500ml de água. Para transformar isso em uma medida para espaços físicos, faz-se um cálculo que leva em conta a densidade e o peso da água.
Parece complexo, não é? Mas, isso fica simples quando você entende que, para resfriar espaços maiores, você precisa de um ar condicionado com mais BTUs. Além disso, é preciso considerar também se o ambiente em que você deseja instalar o ar condicionado recebe o sol da manhã ou o sol da tarde, pois isso influenciará na performance do equipamento.
Dê atenção aos modelos de ar condicionado
Atualmente, existem vários modelos de ar condicionado no mercado: O portátil, o Janela, e o Split, e cada um deles depende de um tipo de adaptação no ambiente em que será instalado.
O ar condicionado Janela foi o primeiro a ser vendido para residências no Brasil, graças a sua facilidade de instalação e de manutenção. Além disso, seu preço costuma ser bastante acessível. Já o ar condicionado portátil tem como principal vantagem a possibilidade de ser levado de um ambiente para o outro, e a sua instalação requer apenas que exista uma janela próxima ao aparelho para que seja feita a troca de ar do aparelho.
Por fim, o ar condicionado split que possui uma série de variações (Split Janela, Split Piso Teto, Split Cassete). Dependendo do modelo que for escolhido o aparelho poderá ser instalado nos cantos das paredes, no piso ou até mesmo no teto. É, com certeza, a opção mais versátil.
Leve em conta o tamanho do ambiente
Outro fator que é determinante para que o ar condicionado funcione conforme o esperado é o tamanho do ambiente em que ele será instalado, e o número de pessoas que usualmente estarão naquele espaço. Se ele for instalado em uma sala comercial, por exemplo, onde existe um número maior de pessoas trabalhando, você precisará de um aparelho mais potente — em alguns casos é necessário até instalar mais de um aparelho.
Gostou dessas dicas? Esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis e que tenha ficado mais fácil escolher o ar condicionado que você deseja.